Imagem da notícia

Publicado em: 22/05/2015

SUS vai oferecer transplantes multivisceral e de intestino

Um acordo entre Brasil e Argentina permitirá que brasileiros tenham acesso ao transplante multivisceral (substituição de pelo menos três órgãos abdominais) e de intestino pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O termo de cooperação técnica que dá início a esse processo foi firmado entre o ministro da Saúde do Brasil, Arthur Chioro, e o ministro da pasta da Argentina, Daniel Gustavo Gollan, durante a Assembleia Mundial de Saúde, que ocorreu nesta semana em Genebra (Suíça).

Um dos principais eixos será a vinda de médicos argentinos experientes com a técnica, que realizarão o treinamento dos profissionais brasileiros. A expectativa é que a cooperação esteja em funcionamento nos próximos meses. “O acordo permite a transferência de tecnologia da cirurgia de transplante multivisceral para o Brasil, fundamental para a ampliação do acesso”, afirmou Chioro. A metodologia permite que pacientes com indicação para o procedimento possam receber de uma só vez estômago, duodeno, intestino, pâncreas e fígado, retirados em conjunto, de um único doador. A Argentina já realizou mais de 40 cirurgias desse tipo, sendo reconhecida pela sua capacidade técnica no transplante multivisceral.

São exemplos de pacientes candidatos aos transplantes múltiplos: pacientes com doença hepática crônica com trombose das veias que drenam os intestinos; aqueles com insuficiência intestinal crônica (doença conhecida também como SIC – Síndrome do Intestino Curto) que tiveram necessidade de nutrição parenteral por um longo prazo; os submetidos a múltiplas cirurgias abdominais devido a doenças; e pacientes com tumor que atinja a região da raiz do mesentério, artérias e veias, com metástase no fígado.

Em 10 anos, País praticamente dobrou número de transplante

O Brasil já realiza transplantes de coração, córnea, rim, pâncreas, pulmão, fígado, pele, ossos e medula óssea, sendo o maior sistema público de transplantes do mundo.

Com informações do Portal Brasil