Imagem da notícia

Publicado em: 17/06/2015

Brasil sedia solenidade pan-americana pelo Dia Mundial do Doador de Sangue

Como parte das comemorações ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, lançou ontem (16) Manual de Orientações para a Promoção da Doação Voluntária de Sangue. O lançamento foi feito na abertura do evento comemorativo à data que é realizado todos os anos pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Neste ano, o Brasil está sediando o evento, que conta com a participação de 10 países. O manual tem por objetivo atualizar os profissionais de saúde que atuam diretamente com os doadores de sangue nos serviços de hemoterapia do País, além de uniformizar as suas práticas nacionalmente, respeitando as diversidades regionais.

O Brasil é considerado referência na área de doação de sangue entre os países da América Latina, Caribe e África. Desde 2009, a experiência brasileira vem sendo utilizada em cooperações com oito países para o fortalecimento e desenvolvimento da promoção e captação de doação voluntária.

No encontro, que será realizado hoje, também estarão presentes representantes da política de sangue da Bolívia, Cuba, El Salvador, Equador, República Dominicana, Honduras, México, Paraguai, Peru, e Uruguai. Serão debatidos os avanços nas ações e o fortalecimento da doação voluntária de sangue, como estratégia para a autossuficiência de componentes e derivados do sangue nos respectivos países.

Com o manual lançado nesta terça, o governo federal quer fortalecer, ainda mais, a doação de sangue no Brasil, possibilitando que os profissionais aperfeiçoem seus processos de trabalho para alcançar resultados cada vez mais eficientes. O manual poderá servir também como um parâmetro de boas práticas voltadas para a promoção da doação de sangue a outros países.

Com informações do Portal Brasil