Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.
Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região
A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico
Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região
Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho
Formação no método deve ser feita por meio de curso teórico-prático com carga horária mínima de cem horas.
Publicado em: 22/06/2015
Pesquisadores obtêm patente de proteína usada para tratar hemofilia
A Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto obteve nos Estados Unidos a patente do fator VIII recombinante – proteína responsável pela coagulação do sangue usada no tratamento da hemofilia. A fundação, ligada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, já havia obtido a patente nacional do produto. Com o reconhecimento internacional da propriedade intelectual, o tratamento pode ser oferecido ao público.
A hemofilia é causada pela deficiência das proteínas responsáveis pela coagulação do sangue. Os tratamentos são baseados no fornecimento dessas substâncias, extraídas do plasma de doadores ou sintetizadas em laboratório.
Outro resultado dos 15 anos de trabalho da equipe de pesquisa do Hemocentro é a possibilidade de oferecer um produto mais barato do que os usados hoje. De acordo com o hemocentro, o governo brasileiro gastou R$ 522 milhões de janeiro de 2011 a março de 2013 com a importação do fator VIII.
Para ser comercializado, o fator VIII desenvolvido pelo Hemocentro precisa agora de uma empresa que o produza em escala.
Os pesquisadores continuam trabalhando para desenvolver outros derivados sintéticos do sangue. O Hemocentro fez há duas semanas a requisição de patente do fator VII recombinante.
Com informações
da Agência Brasil