Imagem da notícia

Publicado em: 11/12/2015

Projeto Rondon terá novo plano estratégico, com foco social

O Projeto Rondon terá um novo plano estratégico para as atividades e operações dos próximos anos. O programa agora incluirá a vertente social, priorizando o desenvolvimento das comunidades locais. A alteração foi definida após a verificação dos resultados obtidos nos municípios em que as operações foram realizadas.

Com a estruturação, as operações classificadas como especiais também desempenharão trabalhos específicos na área que serão realizadas as ações. O novo plano estratégico do Projeto Rondon também vai fomentar o financiamento das ações, por meio de parcerias e patrocínios, como forma de complementar os recursos orçamentários disponíveis. 

O Rondon proporciona aos estudantes universitários a oportunidade de interagir com as comunidades carentes. Com a iniciativa, os universitários podem dividir o conhecimento adquirido nas instituições de ensino e sugerir soluções inovadoras às comunidades.

O programa é uma parceria do Ministério da Defesa com Instituições de Ensino Superior (IES) e é considerado o maior projeto de extensão universitária do País. O objetivo é contribuir com soluções sustentáveis para a inclusão social em municípios com baixo índice de desenvolvimento.

As próximas ações do Rondon serão realizadas, entre os dias 15 e 31 de janeiro de 2016, nos municípios de Bacuri, Conceição do Lago Açu, Governador Newton Bello, Satubinha e Serranho do Maranhão, no Estado do Maranhão; e a Operação “Paiaguás”, no período de 8 e 24 de janeiro, nos municípios de Campo Verde, Alto Paraguai, Cáceres e Poxoréo, no Estado do Mato Grosso.

Em 11 de julho de 1967, um grupo de 30 estudantes e dois professores embarcaram do Rio de Janeiro para Rondônia para realizar, durante 28 dias, ações de levantamento, pesquisa e assistência médica, beneficiando as comunidades carentes. A Operação Zero foi a primeira do Projeto Rondon.

O programa foi extinto em 1989 e relançado, em janeiro de 2005, por meio de um decreto presidencial.

Com informações do Portal Brasil