Últimas Notícias

Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


Crefito-3 denuncia demissão em massa de fisioterapeutas ao Ministério Público

Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho


COFFITO estabelece necessidade de formação profissional específica em Integração Sensorial de Ayres (ISA)

Formação no método deve ser feita por meio de curso teórico-prático com carga horária mínima de cem horas.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 17/12/2015

Ministério da Saúde investiga transmissão de Zika por transfusão de sangue

O Ministério da Saúde divulgou ontem em nota que a transmissão do vírus Zika pela transfusão de sangue está entre os diversos tipos de contágio da doença que vem sendo investigados. O Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) confirmou que em março registrou a transmissão do vírus de doador para receptor. Por enquanto, o Ministério da Saúde alerta somente para a transmissão pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e a febre chikungunya.

Sem saber que estava infectado, um morador de Sumaré (cidade que fica a cerca de 120 quilômetros da capital paulista) doou sangue no hemocentro de Campinas (SP). Alguns dias depois o homem, de 52 anos, notou o aparecimento de sintomas semelhantes aos da dengue e entrou em contato com o hemocentro. Os exames mostraram que ele tinha Zika. Em seguida, o receptor da doação passou por exames que constataram a presença do vírus, porém ele não teve sintomas. 

Já há um relato científico de transmissão do Zika pelo esperma, nos Estados Unidos, e também de que o vírus foi encontrado no leite materno. Apesar disso, o Ministério da Saúde diz que tudo está sendo investigado, e que a doença é nova no país, mas reforça que mulheres que tiveram Zika podem amamentar normalmente.

Em agosto, o Ministério da Saúde começou a registrar o aumento inesperado de casos de microcefalia no Nordeste. No final de novembro, o Ministério da Saúde confirmou que os casos tinham origem na infecção de gestantes pelo Zika, vírus que começou a ter circulação registrada no Brasil este ano. 

Com informações da Agência Brasil