Últimas Notícias

Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


Crefito-3 denuncia demissão em massa de fisioterapeutas ao Ministério Público

Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho


COFFITO estabelece necessidade de formação profissional específica em Integração Sensorial de Ayres (ISA)

Formação no método deve ser feita por meio de curso teórico-prático com carga horária mínima de cem horas.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 18/12/2015

Hospitais universitários vão ajudar a combater o zika vírus

A rede de 37 hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) vai colaborar com o Ministério da Saúde nas ações de enfrentamento aos crescentes casos de microcefalia relacionados ao zika vírus. Os hospitais, considerados unidades de referência em média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS), estão presentes em 21 Estados e no Distrito Federal.

Representantes da Ebserh, empresa ligada ao Ministério da Educação, participam das reuniões do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) do Ministério da Saúde e colaboram nas principais frentes, as de vigilância, assistência e ensino e pesquisa. Na área de vigilância, a Ebserh acompanha as notificações dos casos de microcefalia de suas unidades em tempo real. O estímulo ao uso do protocolo de vigilância do Ministério da Saúde representou aumento de 140% na média de notificações por dia.

Na assistência, a rede de unidades oferece serviços de diagnóstico e tratamento da microcefalia, de forma coordenada e sistematizada com os gestores estaduais e municipais do SUS. Como os hospitais universitários são referências no País para o ensino e a pesquisa, a rede pode atuar como centro colaborador do Ministério da Saúde para capacitação em microcefalia, zika vírus e suas complicações.

Além disso, a rede da Ebserh cuida para que o registro dos casos seja completo e claro, de forma a fundamentar pesquisas futuras, dado o importante papel das unidades na produção do conhecimento no cenário brasileiro. As ações possibilitarão melhorar o atendimento aos indivíduos afetados direta e indiretamente pela microcefalia e subsidiar informações qualificadas para compreensão dos eventos e tomadas de decisão. Permitirão também a qualificação da formação profissional e o desenvolvimento de pesquisas.

Com informações do Portal Brasil