Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.
Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região
A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico
Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região
Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho
Formação no método deve ser feita por meio de curso teórico-prático com carga horária mínima de cem horas.
Publicado em: 15/01/2016
Ações do governo garantem vagas para 39 mil trabalhadores com deficiência em 2015
As ações de fiscalização e mobilização desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) garantiram a inserção de 39.241 pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados da Previdência Social no mercado de trabalho em 2015. O Estado de São Paulo obteve a liderança, com 9.855 trabalhadores.
2.754 aprendizes com deficiência também conquistaram vagas no ano passado. O Estado que mais contribuiu foi o Rio Grande do Sul, com 824 vagas.
No total, 12.214 empresas foram fiscalizadas em 2015, com 3.768 autos de infração aplicados em todo o País, aponta o ministério. “Os resultados expressam o esforço do MTPS que busca conhecer e ampliar o espaço desses cidadãos no mercado de trabalho, garantindo a aplicação das cotas e o pleno exercício da cidadania por parte dessas pessoas”, explica a auditora fiscal do Trabalho Fernanda Maria Pessoa di Cavalcanti, responsável nacional pelo Projeto de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
As ações de fiscalização visam cumprir o que estabelece a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, conhecida como Lei de Cotas. Segundo a legislação, empresas com mais de 100 empregados são obrigadas a preencher entre 2% a 5% de seus quadros de empregados com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência.
Além da fiscalização, o MTPS realiza ainda o "Dia D", Dia de Inclusão Social e Profissional da Pessoa com Deficiência e dos Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho. A iniciativa reúne, em um mesmo espaço, empresas que devem cumprir cotas de inclusão e trabalhadores que se encaixam nesse perfil e que pretendam se recolocar no mercado.
A 2ª edição do evento ocorreu em 25 de setembro de 2015, em mais de 50 cidades do País, e resultou na contratação de 1.136 trabalhadores. O Estado com a maior quantidade de colocações foi o Paraná, com 217. Ao todo, 1.475 empresas participaram do evento em todo o País.
Além do MTPS, participam do Dia D as agências do
Sistema Nacional de Emprego (Sine), as secretarias de Trabalho, os Ministérios
do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Turismo, das Cidades, da
Educação, além do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Ministério
das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.