Imagem da notícia

Publicado em: 21/01/2016

Cerca de 80% da população sofre ou sofrerá de dor nas costas, diz OMS

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% das pessoas sofrem ou irão sofrer com problemas na coluna, como a hérnia de disco, em algum momento da vida. Em uma entrevista para o Jornal da Band, o fisioterapeuta Alan Ruggero disse que muitos pacientes apresentam uma diminuição do espaço entre as vértebras, sendo que eles deveriam ser maiores. E a intenção é que com a fisioterapia, esta diminuição aumente para liberar o canal que vai para as pernas e aliviar os sintomas que o paciente tenha na lombar ou na perna. Saiba os sintomas, causas e tratamentos para a hérnia de disco:

 

·         Sintomas:
Os mais comuns são dores localizadas nas regiões onde existe a lesão discal, estas dores podem se irradiar para outras partes do corpo. Se a hérnia é na coluna cervical as dores se irradiam para os braços, mãos e dedos. Caso a hérnia de disco seja na lombar, as dores se irradiarão para as pernas e pés. O paciente pode também sentir formigamentos e dormência nos membros. Nos casos mais graves, pode ocorrer perda de força nas pernas e incontinência urinária.

 

·         Causas:
Fatores hereditários são os que mais provocam hérnia de disco, no entanto traumas de repetição no trabalho e no esporte, traumas direto, o fumo, idade avançada e sedentarismo. Entre fatores ocupacionais associados a um risco aumentado de dor lombar estão: trabalho físico pesado, postura de trabalho estática, trabalho repetitivo, vibrações, inclinar e girar o tronco frequentemente.

 

·         Tratatamentos:
No geral, o ideal é que se façam exercícios físicos tanto para sair do sedentarismo quanto para fortalecer a coluna. O RMA da coluna vertebral utiliza fisioterapia manual; mesa de tração eletrônica; mesa de flexão-descompressão, estabilização vertebral; musculação ou pilates. Caso não possa, seja por motivos financeiros ou de tempo, caminhar de três a cinco vezes por semana já basta para manter o corpo ativo e evitar o repouso, já que o repouso absoluto é completamente contra-indicado. 

Com informações do site  “Hérnia de Disco”