Imagem da notícia

Publicado em: 18/04/2016

Planos de saúde têm de cobrir tratamento da gripe

Plano de assistência médica com segmentação hospitalar garante cobertura para internação e tratamento completo do paciente com gripe, incluindo medicamentos

Plano de assistência médica com segmentação hospitalar garante cobertura para internação e tratamento completo do paciente com gripe, incluindo medicamentos

Todos os anos há ocorrência de gripe em todo o mundo por causa da circulação do vírus influenza, lembra a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No Brasil, o período de maior transmissão coincide com inverno, já que o vírus circula com mais intensidade quando há queda na temperatura. Caracterizada como doença viral febril e aguda, geralmente é benigna e autolimitada, mas também pode levar a casos graves e óbitos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe, ou Influenza sazonal, inicia-se, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

Os sintomas respiratórios, como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.

Devido aos sintomas em comum, a gripe pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado. Por isso, é importante procurar orientação de um profissional de saúde para assegurar o diagnóstico adequado e oportuno da doença. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C.