Imagem da notícia

Publicado em: 09/05/2018

Inovação: a Realidade Virtual e a Reabilitação

Palestra sobre uso da realidade Virtual em processos de reabilitação será apresentada durante simpósio do Crefito-3 na Hospitalar 2018

“Com o avanço tecnológico avançando de forma exponencial, as aplicações da Realidade Virtual (RV) podem ser utilizadas para complementar as sessões de fisioterapia e de terapia ocupacional”. A afirmação é de Dr. Wagner Lopes, que em conjunto com a terapeuta ocupacional Cândida Luzo, engenheiros do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), e em parceria com o time de inovação da Accenture no Brasil, desenvolvem projeto de aplicativo de Realidade Virtual aplicado à reabilitação.

Dr. Wagner Lopes e Dra. Cândida Luzo serão os palestrantes do tema Tecnologia de Realidade Vitual em Reabilitação durante o Simpósio Crefito-3 sobre Novas tecnologias em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, durante a Hospitalar 2018, no próximo dia 24 de maio, em São Paulo.

Dr. Wagner explica que o objetivo do projeto é criar dispositivos e aplicativos de Realidade Virtual com estimativa de baixo custo, leve e de fácil utilização pelos pacientes.

“O desenvolvimento de um aplicativo protótipo de realidade virtual vai ajudar no processo de reabilitação de pacientes com déficits motores causados pelo Acidente Vascular Encefálico (AVE), Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), Parkinson, pacientes com amputação na fase pré e pós-protetização, etc”, esclarece Dr. Wagner.

Segundo o fisioterapeuta, o aplicativo foi desenvolvido para ser uma ferramenta complementar ao processo de reabilitação, ensinando o cérebro a reconquistar o controle dos movimentos.

Aplicabilidade

A Realidade Virtual pode ser utilizada em clínicas e hospitais de reabilitação em paciente com indicação de uso. 

Dr. Wagner relata, ainda, que o aplicativo de Realidade virtual, também poderá ser baixado no celular do paciente e após ser devidamente treinado a usá-lo. “Ele irá realizar em domicilio as atividades previamente estabelecidas de acordo com seu nível funcional”, conta.

O aplicativo enviará para o profissional dados de tempo de terapia em domicílio, ganhos de amplitude de movimentos, desempenho nas atividades. “Dessa forma será feito o devido acompanhamento remotamente e  os ajustes de fases (nível de dificuldade) serão realizados no momento certo”, explica.


Simpósio Crefito-3 sobre Novas tecnologias em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Quando | 24 de maio de 2018, das 9h às 13h40m

Onde |  HOSPITALAR 2018 – Expo Center Norte. Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo SP.

Auditório 13 – 2º Mezanino

INSCRIÇÕES 

No site da Hospitalar: 

https://www.euvou.net.br/hospitalar2018/home