Últimas Notícias

CREFITO-3 oficia operadora de saúde CASSI e reafirma a competência legal dos fisioterapeutas na utilização da Tabela TUSS

Conselho cobra correção de glosas indevidas e propõe reunião para garantir a justa remuneração dos profissionais.


C3 Científico - Câmara Técnica de Fisioterapia em Oncologia “Fadiga Oncológica, o que eu preciso saber?”


Fisioterapia e Terapia Ocupacional atuam na linha de frente da prevenção de quedas em idosos

Especialidades contribuem para promover autonomia, segurança e qualidade de vida na terceira idade


CREFITO-3 EDUCA #87: Atuação da Terapia Ocupacional com Pessoas com Deficiência nas Residências Inclusivas do SUAS


CREFITO-3 publica parecer técnico que reforça legitimidade do uso da Tabela TUSS por fisioterapeutas

A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”


Participe do I Evento Virtual da Subcomissão de Fisioterapia na Atenção Básica do CREFITO-3


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 15/07/2020

Abertas as inscrições para voluntários nos testes da vacina contra o coronavírus

Critério para participação é ser profissional de saúde que participe da assistência direta a pacientes vítimas da COVID-19 e que não tenham também sido infectados

Está aberto desde a última segunda-feira, 13 de julho, o processo de  inscrição de voluntários para participação da 3ª fase de testes da vacina contra o novo coronavírus. A testagem terá início na próxima segunda-feira, 20 de julho. Para essa fase da pesquisa, estão sendo convocados 9 mil voluntários.


Todos os voluntários deverão ser profissionais de saúde que estejam atuando diretamente na assistência aos pacientes com COVID-19 e que não tenham sido infectados  pelo novo coronavírus. Também não serão aceitos voluntários que já estejam participando de outros estudos, nem gestantes, ou mulheres que estejam planejando gravidez nos próximos três meses. 


Outra restrição é que os voluntários não tenham doenças instáveis ou que precisem de medicações que alterem a resposta imune.


Resultados promissores


A vacina, denominada CoronaVac, já está na fase final do ensaio clínico, e está sendo considerada pelos institutos de pesquisa como uma das mais promissoras do mundo. 


As fases 1 e 2 dos testes foram realizadas na China, e apresentaram bons resultados. A fase 1 consistiu de testes preliminares, com 144 voluntários chineses adultos, que foram monitorados de perto. A fase 2 foi uma ampliação da fase 1, com 600 voluntários chineses selecionados de forma aleatória. Essa etapa testou a segurança da vacina. 


Os bons resultados na China incentivaram o Governo de São Paulo a firmar parceria para participar da terceira e última fase de testes, que está sendo coordenada pelo Instituto Butantan. Nessa terceira etapa dos testes, vai ser verificada a eficácia, a segurança e o potencial do medicamento para produção de imunidade.


São Paulo é um dos 5 estados com centros de pesquisa que conduzirão os testes no Brasil. Junto a outros 12 centros no país, farão parte desse processo, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP;  o Instituto de Infectologia Emílio Ribas; o Hospital Israelita Albert Einstein;  a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, o  Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e o centro de saúde-escola da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.


Em 2021, produção para o SUS


Foi no mês passado, em  10 de junho, que o Governo de São Paulo tornou pública a informação sobre a parceria entre o Instituto Butantan e a indústria farmacêutica Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech, da China, para a produção e testes de uma vacina contra o coronavírus.


Caso a vacina seja aprovada, a Sinovac e Instituto Butantan vão firmar um acordo de transferência de tecnologia,  e a produção poderá ter início no primeiro semestre de 2021, para fornecimento gratuito ao SUS.


As inscrições para os voluntários podem ser feitas no portal www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/vacina, onde é possível acessar a plataforma de triagem para saber se o candidato preenche os critérios do recrutamento.