Imagem da notícia

Publicado em: 16/06/2021

100 dias de Crefito-3: Ações políticas favorecem a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional

Proximidade dos delegados do Crefito-3 com vereadores dos municípios do litoral e do interior e a aproximação com instâncias decisórias em nível municipal e estadual, aproximam Crefito-3 dos fóruns de elaboração das políticas públicas

Atuação política nas instâncias municipais, estadual e federal é importante para conquistar direitos e garantir espaços de atuação amplos para a Fisioterapia e para a Terapia Ocupacional. E essa atuação política entrou na agenda de ações dos cem primeiros dias da gestão 2021-2025 do Crefito-3


Essa atuação se dá tanto por meio da interação dos conselheiros e delegados do Crefito-3 com deputados estaduais e vereadores de vários municípios do interior e do litoral, como também por meio da atuação das Comissões do Crefito-3  voltadas para os assuntos parlamentares e para as políticas públicas.


“Cinturão de vereadores e deputados” em apoio à Fisioterapia e à Terapia Ocupacional


A Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do Crefito-3, tem em sua atribuição a relação próxima com parlamentares, para  o acompanhamento e articulação política nas demandas por leis que envolvam as pautas das profissões e dos profissionais, nas instâncias municipais e estaduais. 


A CAP já está  acompanhando pautas relevantes, como o de isenção para o rodízio municipal , e a inclusão dos terapeutas ocupacionais no Poder Judiciário . Outra pauta que já está sendo acompanhada pelos membros da CAP trata do piso salarial estadual para os profissionais. A CAP também já forneceu informações a deputados estaduais para apoio à luta antimanicomial. 

 

Outro caminho de atuação da CAP nesses primeiros cem dias de gestão tem sido a estruturação do chamado “cinturão”  de vereadores e deputados em todo o estado sensíveis às necessidades da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional e da inserção dessas profissões em  políticas públicas regionais - porém, com a participação do Crefito-3 na construção dessas políticas. 


Inserindo as profissões onde elas precisam estar


Já a Comissão de Políticas Públicas está subsidiando o Crefito-3 nas questões que envolvem  políticas públicas de saúde, educação e assistência social , dando respaldo para as demandas pela  saúde como direito público e universal. Recentemente, a Comissão de Políticas Públicas começou a relação de fortalecimento das residências multiprofissionais.

 

O presidente do Crefito-3, Dr. Raphael Ferris, revela que a Comissão de Políticas Públicas já mapeou os municípios onde o Crefito-3  tem espaço nos Conselhos Municipais de Saúde. “Já nomeamos profissionais para atuarem não só nos Conselhos Municipais de Saúde, mas também em Conselhos Municipais do Idoso. Conselhos Municipais sobre Álcool e Drogas”.

Na avaliação do presidente do Crefito-3, essa participação já possibilita condições de realizar o planejamento local das necessidades e urgências dos serviços públicos e na construção das políticas públicas municipais. 


“Por meio da atuação política, vamos colocar Fisioterapia e Terapia Ocupacional no lugar em que elas precisam estar”.

Conheça outras realizações dos primeiros 100 dias da gestão 2021-2015 do Crefito-3 acessando os links abaixo:
Ações que trazem benefícios aos profissionais.

Ações administrativas para melhor atendimento ao profissionais.