Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 07/09/2021

7 de setembro: Dia da Independência do Brasil

Hoje, celebramos um dos acontecimentos mais importantes da nossa história: a independência do Brasil.

No dia 7 de setembro, de 1822, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro I marcou nossa trajetória como nação independente, rompendo as relações de subordinação com Portugal. Com esse evento, o país se organizou como uma monarquia que tinha D. Pedro I como imperador. 


Vale lembrar que o Brasil se tornou independente não a partir de uma guerra, como em outros países, mas de uma ruptura política encabeçada por um regente português e pela elite colonial. Apesar da independência, o Brasil não se tornou uma república em princípio. Além disso, o movimento de independência não representou mudanças sociais significativas. 


Feriado nacional 


Popularmente conhecido como o 7 de setembro, a data é um feriado nacional, conforme as Leis nº 662, de 6 de abril de 1949, e nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002. O objetivo da comemoração é manter na memória dos brasileiros a importância deste fato. Atualmente, na data da Independência do Brasil, escolas promovem desfiles pelas ruas da cidade, enquanto os alunos cantam os hinos da Independência e do Brasil e apresentam suas fanfarras.


As forças militares brasileiras, como a Marinha, o Exército e a Aeronáutica também fazem apresentações especiais ao público como forma de homenagem à data. O desfile mais solene acontece em Brasília, onde participam o presidente da República e seus convidados.