Últimas Notícias

Crefito-3 estabelece tratativas com a CET pela isenção do rodízio municipal para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Reunião marca mais um passo do Conselho em direção à garantia desse direito aos profissionais


CREFITO-3 oficia operadora de saúde CASSI e reafirma a competência legal dos fisioterapeutas na utilização da Tabela TUSS

Conselho cobra correção de glosas indevidas e propõe reunião para garantir a justa remuneração dos profissionais.


C3 Científico - Câmara Técnica de Fisioterapia em Oncologia “Fadiga Oncológica, o que eu preciso saber?”


Fisioterapia e Terapia Ocupacional atuam na linha de frente da prevenção de quedas em idosos

Especialidades contribuem para promover autonomia, segurança e qualidade de vida na terceira idade


CREFITO-3 EDUCA #87: Atuação da Terapia Ocupacional com Pessoas com Deficiência nas Residências Inclusivas do SUAS


CREFITO-3 publica parecer técnico que reforça legitimidade do uso da Tabela TUSS por fisioterapeutas

A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 20/12/2021

Presença em todos os níveis de atenção marca atuação do Terapeuta Ocupacional Especialista Profissional em Gerontologia

Dia 20 de dezembro marca a celebração do reconhecimento da especialidade pelo Coffito

Em 2016, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia (Coffito) reconheceu a Especialidade Profissional de Terapia Ocupacional em Gerontologia, regulamentada pela Resolução Coffito 477/2016.


A formação profissional dessa especialidade apresenta quatro grandes âmbitos de atuação: Atenção à saúde da pessoa idosa; Assistência social à pessoa idosa; Cultura e lazer para a pessoa idosa e Educação à pessoa idosa.


Na concepção da integralidade e humanização na atenção à pessoa, o terapeuta ocupacional especialista profissional em Gerontologia terá que dominar competências que, embora já próprias da formação generalista do terapeuta ocupacional, têm um olhar específico para as características próprias da população idosa. 


Dentre as competência próprias do terapeuta ocupacional, a Resolução do Coffito elenca a competência de prescrever, analisar e intervir no desempenho ocupacional nas Atividades de Vida Diária (AVDs) básicas, intermediárias e avançadas; nas Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVDs); e a competência para orientar, planejar, prescrever, elaborar, gerenciar e promover adequações ambientais. Todas essas, competências que representam a essência da Terapia Ocupacional. 


Competências não tão evidentes, integralmente voltadas para a atuação em Gerontologia, incluem, dentre outras, a realização de atividades educativas em todos os níveis de atenção à pessoa idosa, familiares e cuidadores/acompanhantes, bem como aos profissionais, estudantes e à população em geral.


O terapeuta ocupacional especialista profissional em Gerontologia  também deverá estar apto a solicitar, realizar e interpretar exames complementares necessários ao estabelecimento do diagnóstico e prognósticos terapêuticos ocupacionais e prescrição de condutas terapêuticas ocupacionais dos clientes/pacientes/usuários idosos.


A atuação na Especialidade Profissional de Terapia Ocupacional em Gerontologia se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde.


Para conhecer o inteiro teor da Resolução Coffito nº 477/2016, clique AQUI