Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 20/12/2021

Presença em todos os níveis de atenção marca atuação do Terapeuta Ocupacional Especialista Profissional em Gerontologia

Dia 20 de dezembro marca a celebração do reconhecimento da especialidade pelo Coffito

Em 2016, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia (Coffito) reconheceu a Especialidade Profissional de Terapia Ocupacional em Gerontologia, regulamentada pela Resolução Coffito 477/2016.


A formação profissional dessa especialidade apresenta quatro grandes âmbitos de atuação: Atenção à saúde da pessoa idosa; Assistência social à pessoa idosa; Cultura e lazer para a pessoa idosa e Educação à pessoa idosa.


Na concepção da integralidade e humanização na atenção à pessoa, o terapeuta ocupacional especialista profissional em Gerontologia terá que dominar competências que, embora já próprias da formação generalista do terapeuta ocupacional, têm um olhar específico para as características próprias da população idosa. 


Dentre as competência próprias do terapeuta ocupacional, a Resolução do Coffito elenca a competência de prescrever, analisar e intervir no desempenho ocupacional nas Atividades de Vida Diária (AVDs) básicas, intermediárias e avançadas; nas Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVDs); e a competência para orientar, planejar, prescrever, elaborar, gerenciar e promover adequações ambientais. Todas essas, competências que representam a essência da Terapia Ocupacional. 


Competências não tão evidentes, integralmente voltadas para a atuação em Gerontologia, incluem, dentre outras, a realização de atividades educativas em todos os níveis de atenção à pessoa idosa, familiares e cuidadores/acompanhantes, bem como aos profissionais, estudantes e à população em geral.


O terapeuta ocupacional especialista profissional em Gerontologia  também deverá estar apto a solicitar, realizar e interpretar exames complementares necessários ao estabelecimento do diagnóstico e prognósticos terapêuticos ocupacionais e prescrição de condutas terapêuticas ocupacionais dos clientes/pacientes/usuários idosos.


A atuação na Especialidade Profissional de Terapia Ocupacional em Gerontologia se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde.


Para conhecer o inteiro teor da Resolução Coffito nº 477/2016, clique AQUI