Últimas Notícias

Crefito-3 estabelece tratativas com a CET pela isenção do rodízio municipal para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Reunião marca mais um passo do Conselho em direção à garantia desse direito aos profissionais


CREFITO-3 oficia operadora de saúde CASSI e reafirma a competência legal dos fisioterapeutas na utilização da Tabela TUSS

Conselho cobra correção de glosas indevidas e propõe reunião para garantir a justa remuneração dos profissionais.


C3 Científico - Câmara Técnica de Fisioterapia em Oncologia “Fadiga Oncológica, o que eu preciso saber?”


Fisioterapia e Terapia Ocupacional atuam na linha de frente da prevenção de quedas em idosos

Especialidades contribuem para promover autonomia, segurança e qualidade de vida na terceira idade


CREFITO-3 EDUCA #87: Atuação da Terapia Ocupacional com Pessoas com Deficiência nas Residências Inclusivas do SUAS


CREFITO-3 publica parecer técnico que reforça legitimidade do uso da Tabela TUSS por fisioterapeutas

A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 29/01/2022

Políticas públicas e respeito estão na pauta do Dia Nacional da Visibilidade Trans

Em respeito aos direitos da população Trans, Coffito e Crefito-3 á garantem o direito ao uso do nome social no registro profissional e demais documentos do Sistema

Desde 2004 é celebrado no Brasil, sempre em 29 de janeiro, o Dia Nacional da Visibilidade Trans. 


Foi em 29 de janeiro daquele ano que aconteceu em Brasília um ato público para o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, que propunha a conscientização sobre a transfobia e a garantia de desenvolvimento e oferta de políticas públicas para a população Trans. 


Na sigla LGBTQIA+, a letra T é a que se refere, especificamente, às pessoas travestis, transexuais e transgêneras.


Em termos de políticas públicas, desde 2006, o SUS garante, como um dos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde, o direito ao uso do nome social pelo qual travestis e transexuais e pessoas transgêneras  optaram por ser chamadas socialmente.


Coffito e Crefito-3 afinados com as políticas públicas


Enquanto órgãos públicos, e coerentes com as decisões de outros órgãos federais quanto à adoção de práticas e estratégias que respeitem e garantam direitos à população Trans, o Crefito-3 e o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) já se posicionaram oficialmente.  


Desde o final de 2021 o Coffito garante a todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais o uso do nome social,  por meio da Resolução nº 546/2021, que dispõe sobre o uso do nome social no âmbito do Sistema Coffito/Crefitos.


Essa Resolução abrange não apenas os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais inscritos no Sistema, mas também todos os empregados e estagiários do Coffito e dos Crefitos. A solicitação de uso do nome social poderá ser requerida a qualquer tempo.


Essa Resolução do Conselho Federal fortalece o que já era um valor defendido pelo Crefito-3, que em maio de 2021 emitiu uma Declaração de Posicionamento - elaborada pela Comissão de Direitos Humanos do Conselho - defendendo a  inclusão de nome social no Registro Profissional.


Para saber mais sobre a Resolução Coffito nº 546/2021, clique aqui