Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 12/08/2022

12 de agosto: Dia Nacional dos Direitos Humanos

A data remete ao dia em que a líder sindical Margarida Maria Alves foi assassinada, no ano de 1983, em pleno Regime Militar.

O dia 12 de agosto marca o Dia Nacional dos Direitos Humanos. A data remete ao dia em que a líder sindical Margarida Maria Alves foi assassinada, no ano de 1983, em pleno Regime Militar. Paraibana, Margarida foi a primeira mulher a assumir a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em 1972. Em 12 anos à frente do sindicato, Margarida moveu ao menos 73 ações contra as usinas de cana de açúcar da região na defesa dos direitos dos trabalhadores e fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural, em combate ao analfabetismo.


A luta de Margarida se encerrou no dia 12 de agosto de 1983. Após diversas ameaças e intimidações, a líder sindical foi assassinada em sua própria casa. Em 1995, o Ministério Público denunciou quatro latifundiários, dos quais apenas um foi levado a julgamento perante o Tribunal do Júri, sendo inocentado. 


Diante da repercussão internacional, o crime foi denunciado perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e, em 2020, a Comissão emitiu relatório de mérito sobre o caso, reconhecendo a responsabilidade do Estado brasileiro pela violação do direito à vida, à integridade pessoal e à justiça. Ao Brasil foram feitas quatro recomendações, como o fortalecimento do Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos, a fim de prevenir atos de violência contra defensores e defensoras de direitos dos trabalhadores no Brasil, bem como o fortalecimento da capacidade investigativa para esse tipo de crime.


Crefito-3

A Comissão de Direitos Humanos do Crefito-3 elaborou um Relatório Anual para apresentar as atividades desenvolvidas ao longo de 2021, bem como as reflexões propostas para o que se espera para este ano de 2022. 


Acesse o conteúdo completo do Relatório Anual aqui.