Últimas Notícias

Crefito-3 estabelece tratativas com a CET pela isenção do rodízio municipal para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Reunião marca mais um passo do Conselho em direção à garantia desse direito aos profissionais


CREFITO-3 oficia operadora de saúde CASSI e reafirma a competência legal dos fisioterapeutas na utilização da Tabela TUSS

Conselho cobra correção de glosas indevidas e propõe reunião para garantir a justa remuneração dos profissionais.


C3 Científico - Câmara Técnica de Fisioterapia em Oncologia “Fadiga Oncológica, o que eu preciso saber?”


Fisioterapia e Terapia Ocupacional atuam na linha de frente da prevenção de quedas em idosos

Especialidades contribuem para promover autonomia, segurança e qualidade de vida na terceira idade


CREFITO-3 EDUCA #87: Atuação da Terapia Ocupacional com Pessoas com Deficiência nas Residências Inclusivas do SUAS


CREFITO-3 publica parecer técnico que reforça legitimidade do uso da Tabela TUSS por fisioterapeutas

A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 12/08/2022

12 de agosto: Dia Nacional dos Direitos Humanos

A data remete ao dia em que a líder sindical Margarida Maria Alves foi assassinada, no ano de 1983, em pleno Regime Militar.

O dia 12 de agosto marca o Dia Nacional dos Direitos Humanos. A data remete ao dia em que a líder sindical Margarida Maria Alves foi assassinada, no ano de 1983, em pleno Regime Militar. Paraibana, Margarida foi a primeira mulher a assumir a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em 1972. Em 12 anos à frente do sindicato, Margarida moveu ao menos 73 ações contra as usinas de cana de açúcar da região na defesa dos direitos dos trabalhadores e fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural, em combate ao analfabetismo.


A luta de Margarida se encerrou no dia 12 de agosto de 1983. Após diversas ameaças e intimidações, a líder sindical foi assassinada em sua própria casa. Em 1995, o Ministério Público denunciou quatro latifundiários, dos quais apenas um foi levado a julgamento perante o Tribunal do Júri, sendo inocentado. 


Diante da repercussão internacional, o crime foi denunciado perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e, em 2020, a Comissão emitiu relatório de mérito sobre o caso, reconhecendo a responsabilidade do Estado brasileiro pela violação do direito à vida, à integridade pessoal e à justiça. Ao Brasil foram feitas quatro recomendações, como o fortalecimento do Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos, a fim de prevenir atos de violência contra defensores e defensoras de direitos dos trabalhadores no Brasil, bem como o fortalecimento da capacidade investigativa para esse tipo de crime.


Crefito-3

A Comissão de Direitos Humanos do Crefito-3 elaborou um Relatório Anual para apresentar as atividades desenvolvidas ao longo de 2021, bem como as reflexões propostas para o que se espera para este ano de 2022. 


Acesse o conteúdo completo do Relatório Anual aqui.