Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 11/10/2022

11 de outubro: Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

A finalidade da data é promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física.

No dia 11 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. A data foi instituída pela Lei Nº 2.795, promulgada em 15 de abril de 1981 e, posteriormente, comemorada em todo o território nacional. A finalidade é promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas para garantir inclusão, qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física.


Segundo o Artigo 1º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasil em 2008, considera-se pessoa com deficiência física aquela que tem impedimento de longo prazo dessa natureza, seja em sua formação fisiológica ou anatômica, que atrapalhe o desenvolvimento de algumas atividades.


Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), publicados no Relatório Global sobre Tecnologia Assistiva, revelam que há no mundo, aproximadamente, 1 bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência. O relatório também aponta desassistência a essa população em relação a produtos de apoio e  assistivos, como cadeiras de rodas, aparelhos auditivos ou aplicativos de apoio à comunicação e ao desenvolvimento. Outro dado alarmante é que, atualmente, mais de 2,5 bilhões de pessoas necessitam de um ou mais produtos de apoio e que, até 2050, este número aumentará para 3,5 bilhões, devido ao envelhecimento da população e ao aumento da prevalência de doenças não transmissíveis.


O Relatório Global sobre Tecnologia Assistiva apresenta uma análise abrangente sobre o acesso atual à tecnologia assistiva, chamando a atenção dos governos e da sociedade civil para a necessidade e os benefícios da tecnologia assistiva. O documento fornece uma série de recomendações para expandir a disponibilidade e o acesso, aumentar a conscientização sobre a necessidade e implementar políticas de inclusão para melhorar a vida de milhões de pessoas.