Unidades no interior e litoral vão receber profissionais (mediante agendamento) para entrega de documentos
Em dois anos, ação fiscalizatória mapeou a atuação da Terapia Ocupacional em 518 CAPS e contribuiu para avanços na Rede de Atenção Psicossocial
No encontro, o vice-presidente do Conselho, Dr. Jeferson Azevedo, juntamente com o Conselheiro Suplente, Dr. Selmo Mendes Elias, se reuniram com o Secretário de Saúde, a Coordenadora de Fisioterapia e a Diretora de Especialidades do município.
CREFITO-3 e FCAFS-SP estiveram reunidos com o deputado federal Orlando Silva e assessores, para tratar sobre o PL 5414/2016
Publicado em: 20/10/2022
20 de outubro: Dia Mundial e Nacional da Osteoporose
A data é dedicada à conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da osteoporose.
Dia 20 de outubro é o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose. A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa muscular e afeta, principalmente, mulheres com mais de 65 anos e homens acima de 70 anos. Os principais tipos de osteoporose são: pós–menopausa, senil (mais frequente em pessoas acima de 70 anos) e secundária, decorrente de outras doenças, como doença renal crônica, ou do uso de medicamentos, como corticoides.
De acordo com a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), as fraturas por osteoporose têm um impacto devastador em milhões de pessoas em todo o mundo e resultam em enormes custos socioeconômicos para a sociedade e os sistemas de saúde. No entanto, apesar dos avanços médicos eficazes para reduzir as fraturas, uma minoria de homens e mulheres recebe tratamento. Apenas 20% dos pacientes com fraturas osteoporóticas são realmente diagnosticados ou tratados para osteoporose, a doença subjacente. Em 2010, só na Europa, cerca de 12,3 milhões de pessoas consideradas de alto risco para fraturas osteoporóticas não foram tratadas.
Prevenção
Como forma de prevenir a osteoporose, alguns cuidados devem ser tomados como aumentar a ingestão de cálcio; expor-se ao sol para manter adequados os níveis de vitamina D; praticar atividades físicas regularmente; evitar o consumo de álcool, fumo e sal; evitar quedas com a adequada iluminação dos ambientes; retirando tapetes e outros objetos do chão e instalando barras de apoio no banheiro.