Unidades no interior e litoral vão receber profissionais (mediante agendamento) para entrega de documentos
Em dois anos, ação fiscalizatória mapeou a atuação da Terapia Ocupacional em 518 CAPS e contribuiu para avanços na Rede de Atenção Psicossocial
No encontro, o vice-presidente do Conselho, Dr. Jeferson Azevedo, juntamente com o Conselheiro Suplente, Dr. Selmo Mendes Elias, se reuniram com o Secretário de Saúde, a Coordenadora de Fisioterapia e a Diretora de Especialidades do município.
CREFITO-3 e FCAFS-SP estiveram reunidos com o deputado federal Orlando Silva e assessores, para tratar sobre o PL 5414/2016
Publicado em: 27/10/2022
27 de outubro: Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra
A data tem por objetivo mobilizar os profissionais de saúde para demandas específicas da população negra, buscando promover a equidade em saúde.
Nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, é comemorado o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A data tem por objetivo mobilizar profissionais de saúde para demandas específicas da população negra, buscando promover a equidade em saúde. A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi instituída pela Portaria nº 992, de 13 de maio de 2009.
O documento reconhece o racismo, as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde. Com isso, visa estabelecer ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças.
Dentre os objetivos específicos da Política estão garantir e ampliar o acesso da população negra residente em áreas urbanas, em particular nas regiões periféricas dos grandes centros, às ações e aos serviços de saúde; garantir e ampliar o acesso da população negra do campo e da floresta, em particular as populações quilombolas, às ações e aos serviços de saúde; incluir o tema Combate às Discriminações de Gênero e Orientação Sexual, com destaque para as interseções com a saúde da população negra, nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e no exercício do controle social; identificar, combater e prevenir situações de abuso, exploração e violência, incluindo assédio moral, no ambiente de trabalho e outros.
GRUPO DE TRABALHO (GT) ANTIRRACISTA DO CREFITO-3
Desde novembro de 2021, após o I Encontro por práticas antirracistas do Crefito-3, foi instituído o Grupo de Trabalho (GT) Antirracista do Crefito-3 (composto pela fisioterapeuta, Dra. Merllin de Souza, e pelas terapeutas ocupacionais, Dra. Patrícia Rocha, Dra. Jady Luara e Dra. Eulália Leonardo).
O GT está vinculado à Comissão de Direitos Humanos, onde segue desenvolvendo as sugestões de temas apresentados no evento que abordou profundamente essa grande temática, e que serão integrados nas discussões com profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para plenas práticas profissionais antirracistas. “Acreditamos que debater internamente, desenvolver instrumentos para levar ao letramento antirracista é o que contribuirá para a eliminação de comportamentos racistas em nossas atuações, pois o ato de educar e levar o letramento sobre o quão potente é ser antirracista, seja na troca com os clientes/pacientes/usuários seja entre nós enquanto colegas de profissão é o que transformará a nossa sociedade e que contribuirá para o cuidar humanizado”, relata a Dra. Merllin de Souza (coordenadora da Comissão de Direitos Humanos).