Dia Mundial da Fisioterapia: o que esteve na pauta do Conselho?
Campanha da World Physiotherapy (antiga WCPT) destaca, dentre outros temas, atuação do fisioterapeuta na reabilitação de pacientes pós-COVID-19.

Nesta terça-feira, dia 8 de setembro, foi celebrado o Dia Mundial da Fisioterapia, mesma data em que a Confederação Mundial da Fisioterapia (WCPT) foi fundada, no ano de 1951. Em 2020, a World Confederation for Physical Therapy passou a se chamar World Physiotherapy e, para celebrar a data com a mudança no nome, a Confederação Mundial da Fisioterapia destacou na campanha deste ano um tema que marcou 2020: a pandemia de COVID-19. Segundo a Confederação, o foco deste ano do Dia Mundial da Fisioterapia é a reabilitação pós-COVID-19 e o papel dos fisioterapeutas no tratamento e gerenciamento das pessoas acometidas pela doença. 


Para a World Physiotherapy, o dia 8 de setembro marca a unidade e a solidariedade dos profissionais da Fisioterapia em todo o mundo, além de ser uma oportunidade de reconhecer o trabalho que os fisioterapeutas fazem por seus pacientes e pela comunidade. Isso vai ao encontro das diversas matérias e publicações que saíram na grande mídia sobre a importância da Fisioterapia para os pacientes com a COVID-19. 


Campanha 2020

A campanha deste ano está focada em algumas mensagens principais, que valorizam a atuação do fisioterapeuta no contexto de reabilitação pós-COVID. A WP destaca, por exemplo, de que forma os fisioterapeutas podem orientar seus pacientes sobre como os exercícios podem ajudar na recuperação; o uso da telessaúde, que pode facilitar o acesso ao suporte de um fisioterapeuta para ajudar esses pacientes a gerenciar o impacto da COVID-19; a necessidade da reabilitação e da fisioterapia para recuperar pacientes dos efeitos do tratamento da COVID-19 e outros aspectos.


No site da WP também é possível fazer download de um manual em português sobre Reabilitação e COVID-19. Neste material, o profissional irá encontrar, por exemplo, um gráfico que destaca alguns exercícios físicos que o fisioterapeuta pode orientar aos pacientes de COVID-19; sugestões de como celebrar o Dia Mundial da Fisioterapia, levando em consideração os cuidados com a COVID; como organizar eventos de celebração da data para pessoas de todas as idades; como se envolver e inspirar outros profissionais a valorizar a profissão e tantos outros. Para este 8 de setembro, a World Physiotherapy produziu e disponibilizou materiais informativos em celebração ao Dia Mundial da Fisioterapia.



Materiais

O Crefito-3 também tem trabalhado de maneira intensa para levar orientação e boa informação ao profissional. Desde o início da pandemia de COVID-19 no Brasil, não mediu esforços para dissecar a atuação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no contexto do novo coronavírus. O Conselho tratou da temática abordada este ano pela WP, a reabilitação, nos seus diversos canais de comunicação, em pelo menos 60 episódios de podcasts - com a participação de mais de 100 profissionais, nas redes sociais, nas mais de 85 lives - que trouxe mais de 120 profissionais para o debate, em 45 capítulos da websérie À Beira-Leito e na atuação ímpar da Frente de Coordenação de Fiscalização Especial do Crefito-3 sobre a atuação do fisioterapeuta na reabilitação de pacientes pós-COVID-19. 


O Crefito-3 produziu muito material orientativo sobre o novo coronavírus com a ajuda de profissionais renomados em suas áreas de atuação. As cartilhas estão disponíveis no site do Conselho para quem quiser acessar. São temas como Biossegurança, Ventilação Mecânica de pacientes com Covid-19; Mobilização precoce do paciente crítico e Reabilitação pós-alta hospitalar na população infantil acometida por COVID-19; e muitas outras.