Eleições Crefito-3: a primeira eleição virtual do Sistema Coffito/Crefitos
Uma força-tarefa mobilizou diversos departamentos, seja no processo de regularização, no envio e na produção de conteúdos sobre o processo eleitoral ou no apoio presencial à votação

No dia 6 de dezembro, aconteceram, pela primeira vez na história do Sistema Coffito/Crefitos, Eleições totalmente online. Devido à pandemia da COVID-19, bem como aos riscos de contaminação e disseminação do vírus, foi colocado em prática um modelo de votação, até então, desconhecido pelo Sistema. Para que as eleições ocorressem da melhor forma possível, uma força-tarefa mobilizou diversos departamentos do Crefito-3. Muito conteúdo foi produzido para que ninguém ficasse desavisado. A começar pelo zelo e transparência no sorteio ao vivo da Comissão Eleitoral designada para conduzir todo o processo das Eleições 2020 do Crefito-3.


Ações 

A força-tarefa contou com o empenho do Departamento Financeiro, responsável por regularizar pendências financeiras de mais de 20 mil profissionais. Já a Gerência de Comunicação realizou, dentre os muitos trabalhos, 27 edições do Resumo da Semana falando das Eleições; 25 episódios do podcast Minuto Eleição Crefito-3; mais de 100 publicações de stories no Instagram e nas demais redes sociais do Conselho, além de mais de 80 matérias sobre o tema publicadas no site do Crefito-3 e dezenas de e-mails enviados aos profissionais. E a Comissão ainda disponibilizou estações de votação na sede e nas subsedes do Crefito-3 espalhadas pelo estado de São Paulo para garantir a participação daquele eleitor que ficou, por algum motivo, impedido de votar de casa, através de seu dispositivo eletrônico. 


Resultado

Ao final do dia da votação, foram contabilizados 39.740 votos. Entre eles, nulos e brancos somaram 5.856. Com a publicação do edital provisório de resultado, o resultado indicou vitória da Chapa 2 - Oposição São Paulo Merece Mudança - para o quadriênio 2020 a 2024.